terça-feira, novembro 11, 2008

Miriam Makeba (1932-2008)

Miriam Makeba, famosa cantora Sul-Africana, faleceu na madrugada de ontem aos 76 anos, vítima de um ataque cardíaco. A cantora encontrava-se em Itália para actuar com vários artistas, em homenagem ao jornalista Roberto Saviano, perseguido pela máfia napolitana.
”Conhecida pelo seu empenho na luta contra o Apartheid, a artista Sul-Africana não ficava indiferente a estas causas e as suas canções tratavam essencialmente de temas como o amor, a paz e a tolerância. Apesar de ser originária da África do Sul, as suas convicções não agradavam ao sistema político vigente e, como tal, viveu em exílio durante cerca de 35 anos, tendo passado por países como a França, os Estados Unidos, a Guiné e a Bélgica. O regresso à terra natal, que se deu apenas em 1990, ficou marcado pela emoção e também por uma certa revolta. “Nunca percebi porque é que não podia voltar ao meu país. (…) Não cometi nenhum crime”, afirmava a cantora na altura.
A "Mamã África" deixa-nos êxitos marcantes como Pata Pata, The Click Song e Khawuleza, enlutando o panorama musical africano.
O Duo Ouro Negro no final dos anos 60 também se cruza com Miriam Makeba, tendo dito Raúl, "[...] voltamo-nos a encontrar com Sivuca, desta feita com Miriam Makeba. Surgiu logo a ideia da reedição destas canções que hoje serão actuais, ponto de partida de toda a música de percursão no Mundo". Em 1966 Raúl e Milo tinham gravado o Click song, e mais tarde gravaram Pata Pata, e deixo-vos precisamente esta canção interpretada pelo Duo angolano em forma de homenagem a grande Makeba.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada...
Depende dos que vão connosco!

Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de paz,
saúde, compreensão e muito amor.

Bom ano 2009!!!

30 de dezembro de 2008 às 23:18  
Blogger Ó said...

Votos de um bom ano.

Desejo tudo de bom, novidades em breve para este cantinho.

4 de janeiro de 2009 às 22:12  

Enviar um comentário

<< Home