quinta-feira, maio 01, 2008

Mulowa

Já lá vai algum tempo sem escrever por aqui, não por falta de vontade, mas muito por falta de tempo, peço perdão por não actualizar este espaço mais regularmente.

Decidi escrever sobre uma canção muito bonita do Duo Ouro Negro, talvez até uma das mais bonitas, falo-vos de Mulowa.

Tal como no vídeo que poderão assistir em seguida, Raul explica o significado de Mulowa, ou Mãe de Gémeos e a tradição que está relacionada com o nascimento.

Nesta pintura de 1980, Indipwo retrata da melhor forma aquilo que vos vai contando, os círculos de mulheres à volta da parturiente, em tons quentes e cores fortes como ele tanto gostava. Esta mesma pintura seria utilizada para capa da reedição do disco Mulowa Afrika no ano de 1982.

É incrível a harmonia destas duas vozes, não existe igual.

Etiquetas: , , , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ò que surpresa tão boa este blog, a que eu cheguei nem sei bem como! Adoro Duo Ouro Negro. Ouve-se cá por casa com a mesma frequência de outros contemporâneos. Fazem parte de momentos lindos da minha família, pois o gosto da música deste magnífico Duo é partilhado pela pequenita de 4 anos que canta brilhante e alegremente, desde a Maria Rita à Muxima (sua preferida). Vou continuar a explorar pois estou arrebatada por esta surpresa indesperada. Obrigado, muito obrigado.

2 de maio de 2008 às 12:03  
Blogger Ó said...

O que diferencia os grandes cantores dos medíocres, é precisamente isso. São eternos, intemporais. Eu também cresci com o Muxima ou o Kurikutela, e essa "lenga-lenga" alimentou a admiração que tenho pelo Raul e pelo Milo. São mitos incontornáveis da música, não tenho dúvidas, espero que os filhos dos nossos filhos continuem a admirá-los da mesma forma que nós os admiramos.
Bem-vinda a este espaço e volte sempre.

3 de maio de 2008 às 11:07  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde, antes de tudo queria-lhe dar os meus parabéns pelo seu blog. É exactamente pela sua qualidade que entro em contacto consigo.

O meu nome é Bruno Matoso, faço parte duma editora sediada em Barcelona que está a elaborar uma colecção de livros para o Jornal Correio da Manhã entitulada "Os Anos de Salazar". Esta colecção conta com 30 livros diferentes, nos quais se apresentam diversos temas, nacionais e internacionais, durante a época do Estado Novo.

No ano de 1965 um dos temas a apresentar será o grupo Duo Ouro Negro. É neste sentido que entro em contacto consigo. Gostaria de saber se é possível enviar-nos imagens (em alta resolução) das capas dos discos da banda. Obviamente que o seu nome apareceria no livro. e teremos todo o gosto de oferecer-lhe o respectivo volume, para o qual colaborou.

Deixo-lhe aqui o meu e-mail para que me possa contactar: bruno.matoso@yahoo.com

Agradecia também alguma urgência na resposta, dado que os prazos neste tipo de trabalhos são sempre bastantes curtos.

Muito obrigado pela atenção dispensada.

Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Matoso

2 de junho de 2008 às 14:39  

Enviar um comentário

<< Home