quarta-feira, setembro 17, 2008

Regresso Duo Ouro Negro

Depois de uma ausência de Verão, eis que o blog Duo Ouro Negro regressa com algumas novidades.

Para aqueles que não acreditam que o Trio Ouro Negro existiu, eis uma prova da sua existência!

É claro que se trata de uma brincadeira, obviamente que existiu o Trio Ouro Negro, mas desta vez trata-se de um trio imprevisto, Raul, Milo e imaginem, Maluda.

Maluda, pintora reconhecida, nasceu em Goa em 1934, tendo ido viver para a então Lourenço Marques em 1948 onde permaneceu até 1963, ano em que viajou para Portugal.

A artista conheceu o Raul e o Milo em Paris, no ano de 65 enquanto bolseira da Fundação Gulbenkian. Na altura a presença do Duo Ouro Negro em França era frequente, e inclusivamente nesse ano tinha sido lançado o Kwela em Paris.

Segundo a pintora, “a minha amizade com o Milo e o Raul foi quase imediata, talvez por termos vindo de África”. A verdade é que essa amizade perdurou até ao seu desaparecimento em 1999, enlutando para sempre os amantes das suas "Janelas".

Um vídeo que certamente vos fará recordar...

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Carlos Vilafanha said...

Descobri hoje este blog e fiquei extremamente surpreendido. Gostei muito. Um espectáculo do Duo Ouro Negro no cinema Aviz, em Luanda, foi o meu primeiro concerto. Depois desse já foram mais de mil. Vi, mais do que uma vez o Duo Ouro Negro e desde pequeno (pois a minha mãe era, e continua a ser, uma grande fã do grupo) tem praticamente todos os discos do grupo. Cheguei a entrevistar quer o Raul quer o Milo (em separado) e marcaram-me imenso, quer pela sua postura e sabedoria, quer por estar perante dois idolos da minha vida. Costumo dizer aos mes amigos que se eles não fossem Angolanos (na altura Angola pertencia a Portugal), teriam sido dos maiores músicos do mundo dentro da chamada World Music. Mais uma vez, obrigado pelo excelente blog.
.
http://toxicidades.blogspot.com

20 de setembro de 2008 às 08:47  
Blogger Ó said...

Seja bem vindo a este espaço, em que se pretende precisamente recordar este Duo que marcou a história da música Angolana e não só.
A música do Raul e do Milo não pode ficar apenas para as nossas gerações passadas, mas sim, para as vindouras.
Não tenho qualquer dúvida que se tivessem nascido num outro país de Europa, fossem hoje um marco na cultura do Mundo. Felizmente nasceram Angolanos e nos deram tanta boa música.
Volte sempre e muito obrigado.

20 de setembro de 2008 às 10:48  

Enviar um comentário

<< Home