domingo, novembro 18, 2007

Romança da Rainha

Em 1970 Raul Aires Peres e Milo Vitória Pereira tinham em mãos alguns ambiciosos projectos. Gravação do disco Blackground, um filme para a TV Francesa sobre Angola (em que eles seriam os principais intervenientes), participação nos festivais “Ibérico” e de música popular de Tóquio, e ainda a gravação de dois EP’s. Um deles seria o “Rainha Dona Amélia”.

Na verdade o disco viria a ser chamado de “Romança da Rainha”, esta música segundo Raul “é uma canção muito séria com um poema meu que musiquei”. Esse poema não seria mais do que a biografia da Rainha Dona Amélia, em que o Duo Ouro Negro canta em forma de homenagem à última Rainha que Portugal conheceu. Não foi um projecto isolado na carreira dos artistas, pois homenagearam também Salvador Allende em 1975, bem como Alda Lara e Viriato Cruz.

Este tema é pouco conhecido do público em geral, nem sempre Portugal vibrou com histórias de Princesas de terras distantes que se tornariam Rainhas, mas penso que esta seja uma justa homenagem a uma figura que influenciou os destinos deste país.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger bissaide said...

Bem falta fazia uma caixa com a totalidade dos registos editados do Duo Ouro Negro...

Já agora, uma dúvida: como se faz para abrir a discografia na coluna lateral? Já me registei no Badongo e nada...

18 de novembro de 2007 às 13:10  
Blogger Ó said...

Sem dúvida, bem que podiam fazer.

A discografia não dá para abrir, vê neste link que está num tamanho maior.

http://kurikutelaonline.blogspot.com/2007/09/
duo-ouro-negro-discografia.html

19 de novembro de 2007 às 22:07  

Enviar um comentário

<< Home