segunda-feira, abril 16, 2007

Lindeza!

A segunda metade da década de 70 foi atribulada para o Duo Ouro Negro. Em 1976 fazem a última gravação da década para a EMI com um disco ao vivo, fazendo nos anos seguintes uma verdadeira travessia do deserto por terras portuguesas. Tal como outros músicos de então, foram afastados do panorama musical com conotações fascistas e cançonetistas.

Em 1977 gravam pela primeira vez para Arnaldo Trindade, mas infelizmente não obtiveram grande sucesso, e o Raúl ainda gravou a solo um single em 78.

Depois destes 3 anos em lume brando, finalmente voltam a gravar um LP desta vez para a Orfeu de Arnaldo Trindade, por sinal o LP que mais vendeu. O álbum teve a participação do mítico Mike Sergeant na guitarra, do já conhecido Zé Nabo, e do D'Jila Júnior.

Lindeza!, foi o nome escolhido pelos cantores para homenagear a Terra-Mãe (Minha Terra é grande mas será maior se eu a fizer crescer). Viviam-se tempos difíceis em Angola, e o Mega-Sucesso Vou Levar-te Comigo tentava levar uma mensagem de esperança a todos aqueles que se privavam da paz.

Extraí deste disco a música Despertar, porque constitui uma prova de que o grupo procurou sempre novos sons, novas fusões, como a da guitarra e o Kissange. Como dizia o Raúl, "O Ouro Negro é um marco histórico, e representa a simbiose entre a Europa e África".

Uma Lindeza!

Despertar.mp3

Etiquetas: , ,

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:-)

Já coloquei o teu link

Vai lá espreitar...

Ritmos Africanos

Obrigado por colocares aqui também o meu link :-)

Beijinho e tudo de bom

16 de abril de 2007 às 23:31  
Blogger Ó said...

Eheh, já vi! Está óptimo.

Força com o Ritmos Africanos.

:)

16 de abril de 2007 às 23:59  
Blogger bissaide said...

Desconhecia o disco ao vivo de 1976. Espero poder ler um post sobre o mesmo em breve! Parabéns mais uma vez por este excelente blog!

24 de abril de 2007 às 10:30  
Blogger Ó said...

O disco de 76 foi gravado na sequência de um espectáculo gravado no Olympia. Não vai ser fácil falar desse disco porque não o tenho. Mas um dia encontra-se de certeza.
Volta sempre.

24 de abril de 2007 às 13:13  
Blogger bissaide said...

O disco ao vivo é, portanto, gravado no Olympia? Sabes a referência de catálogo do mesmo? Vou estar atento, e se o encontrar, digo algo. Abraço

24 de abril de 2007 às 15:31  
Blogger Ó said...

O disco foi gravado no Olympia sim, por sinal falta-me na minha coleccção. A referência não sei, e gostava de saber. Mas é muito próxima da referência EMI 064 40410.

Abraço

24 de abril de 2007 às 15:39  
Blogger Unknown said...

tenho o disco em vinil e e maravilhoso e gostaria de ter o merngue cipriano em mp3 quem mo arranja para completar a minha biografia do duo ouro negro obrigado

27 de setembro de 2014 às 15:10  

Enviar um comentário

<< Home