Epopeia / Lamento do Rei
Epopeia marca o regresso do Duo aos estúdios de gravação, após concorrerem ao festival da canção de 1974 com a Bailia dos Trovadores. Este álbum vem no seguimento do mítico Blackground editado 4 anos antes da gravação de Epopeia (1975).
Acompanhados pelo conjunto Kalungas 4, a digressão de lançamento deste disco foi feita em plena revolução de independência em Angola e na longínqua Austrália, obtendo grande sucesso sobretudo no Oriente, onde actuaram em várias salas de espectáculo.
O LP é composto por 10 músicas, e pode dizer-se que é um disco único na carreira do Ouro Negro, pois no Lado A (Epopeia) o alinhamento é de exclusiva responsabilidade do Raúl incluindo a pintura, enquanto no Lado B Lamento do Rei temos uma participação mais activa do Milo com poemas de Ana Maria de Menezes e um fabuloso desenho de António Villar de Sousa.
Na minha opinião neste Epopeia é atingido por completo o verdadeiro sentido de Blackground, com 3 maravilhosas músicas non-stop Muinda Kwateni e Chegou o Homem Branco que podem ouvir de seguida.
Este disco foi também o último de originais para a Valetim de Carvalho na década de 70, passando a gravar nos anos seguintes para Arnaldo Trindade da Orfeu.
Para quando uma edição deste disco em CD?
Muinda Kwateni Chegou o Homem Branco |
2 Comments:
Meu caro, obrigado pela postagem, eu não conhecia este disco nem nunca o vi. seria possivel dizer-me o nome das 10 canções que dele fazem parte ? Tenho uma discografia elaborada por mim com os discos do duo ouro negro e gostaria de a completar com essa informação para uso pessoal. obrigado
jose emaiL: mariosantosf54@gmail.com
Caro amigo, o disco Epopeia/Lamento do Rei é constituído por 10 canções. Muinda, Kwateni, Chegou o Homem Branco, Só por te ver Chegar, Lamento do Rei, Muimbo Uá Sabalo, Polê Mzê, Okulima Kuvala, Minha e Meu Filho (Monami). Pode seguir no Facebook a página do Duo Ouro Negro onde encontra mais informações sobre este Duo. https://www.facebook.com/pages/Duo-Ouro-Negro/
Enviar um comentário
<< Home