quinta-feira, maio 15, 2008

Muamba, Banana e Cola

A história do Duo Ouro Negro é realmente fantástica, não haverão muitos grupos hoje em dia que se orgulhem de poder editar os seus discos em tão longínquas paragens como o Raul e o Milo.

Começou em 1965 em Paris com o Kwela, e não mais parou. Estados Unidos da América, Brasil, Colômbia, Argentina, Espanha, Alemanha, Israel, Angola, Moçambique, África do Sul, Japão... Tantos, tantos países.

Mas o ano de 1969 marcou particularmente o Duo, gravam em Buenos Aires para a Odeon, acompanhados pela orquestra de Jorge Leone um LP que marcaria a música de então.

El Fuego Compartido, Quando Cheguei ao Brasil e Muamba, Banana e Cola foram grandes êxitos, estas duas últimas canções viriam a ser regravadas nos anos 80 com outros arranjos. Escolhi relembrar Muamba, Banana e Cola, incluída no disco duplo “Blackground” de 1981.

Nesta actuação de 1984 recordamos a faceta “farrista” destes dois músicos, acompanhados pelo grande conjunto Raízes.

Etiquetas: , , , ,

quarta-feira, maio 07, 2008

XI Grande Prémio da Canção 1974

A mês e meio da Revolução dos Cravos, directamente do Teatro Maria Matos, é transmitido para o vasto auditório da RTP, o XI Grande Prémio TV da Canção 1974.

Com apresentação de Artur Agostinho e Glória de Matos, o Duo Ouro Negro concorre com a Canção “Bailia dos Trovadores”, da autoria de Rita Olivais.

Raul e Milo concorrem pela última vez a Festivais da Canção nesse ano, com um tema bastante diferente do percurso que a sua carreira levava. Estávamos na era “Blackground”, em que o Duo cantavam toda a diáspora, e sentimento do povo de África, sendo esta participação, a meu entender, um pretexto para “regressarem” a Portugal depois de longa estadia pelo Oriente e América.

A canção Bailia dos Trovadores classifica-se num honroso em 4º lugar, com 28 pontos, em 3º lugar os Green Windows com “Imagens”, 2º lugar também Green Windows com “No Dia em Que o Rei Fez Anos”, e em 1º lugar aquela que seria uma das senhas para a Revolução, “E Depois do Adeus” com Paulo de Carvalho.

Ficam aqui as imagens da participação do Duo Ouro Negro, inovadores, e bastante originais. Obrigado por partilharem estes vídeos.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, maio 01, 2008

Mulowa

Já lá vai algum tempo sem escrever por aqui, não por falta de vontade, mas muito por falta de tempo, peço perdão por não actualizar este espaço mais regularmente.

Decidi escrever sobre uma canção muito bonita do Duo Ouro Negro, talvez até uma das mais bonitas, falo-vos de Mulowa.

Tal como no vídeo que poderão assistir em seguida, Raul explica o significado de Mulowa, ou Mãe de Gémeos e a tradição que está relacionada com o nascimento.

Nesta pintura de 1980, Indipwo retrata da melhor forma aquilo que vos vai contando, os círculos de mulheres à volta da parturiente, em tons quentes e cores fortes como ele tanto gostava. Esta mesma pintura seria utilizada para capa da reedição do disco Mulowa Afrika no ano de 1982.

É incrível a harmonia destas duas vozes, não existe igual.

Etiquetas: , , , ,