quarta-feira, setembro 26, 2007

Foi assim há 40 anos...

Para saber mais clicar aqui.

Etiquetas: , ,

sábado, setembro 22, 2007

Luanda Luandense com Kalungas

Etiquetas: , ,

domingo, setembro 09, 2007

Saudades de Angola

Eis que passado um ano do desaparecimento físico de Raul Indipwo, se cumpre uma parte daquele que foi um projecto inacabado do malogrado artista.

Tal como já tinha referido por aqui, um DVD com a história do Duo Ouro Negro era um objectivo traçado há muito pela última metade deste duo, desejo esse que não se chegou a concretizar em vida, infelizmente.

O DVD+ CD foi realizado em parceria com a Valentim de Carvalho e Vídeos RTP, sob a etiqueta Som Livre.

O CD apresenta algumas músicas nunca reeditadas em suporte digital, e o DVD busca algumas das imagens disponíveis nos arquivos RTP.

Algumas entrevistas recentes de Indipwo ajudam-nos a situar na história do Duo Ouro Negro, bem como actuações ao vivo dos dois artistas, passando pela opereta Rua d’Iliza, e ainda algumas entrevistas a Bonga, Eleutério Sanches, Sara Chaves, Eduardo Nascimento, Ana Maria Mascarenhas, Zézé M’Gambi, e claro as músicas com vídeos...

Passando à crítica, numa primeira visualização fiquei desiludido, e até irritado pela falta de rigor e profissionalismo que um projecto deste implica. Começa pela música que dá nome ao trabalho em mãos, pois o nome da música é Nocturno e não Saudades de Angola como decidiram chama-la!

Mas não fica por aqui. DVD adentro deparei-me com uma galeria de álbuns bastante pobre, face aos inúmeros registos do Duo Ouro Negro, e como se não bastasse ainda colocaram uma foto enganada.... Duo Orpheu nada tem que ver com Duo Ouro Negro senhores!

Mas passando isso à frente, reviver imagens deste grupo deixa-me sempre com as pupilas dilatadas em frente da televisão, apesar de ficar desgostoso com a compilação de imagens que introduziram em alguns vídeo-clips, resumindo-se a 2 espectáculos ao vivo do final da carreira dos músicos, e direi, imagens (aleatórias) de cenas do quotidiano em Angola.

Podiam ter ido rebuscar no pó do arquivo, imagens mais antigas de actuações ao vivo em TV, como os festivais da canção em que participaram (3 no total), e até o espectáculo Blackground emitido pelos estúdios do Lumiar em 1970....

Ficou pobre, parece-me que pretendem apenas vender de forma fácil em vez de produzir um DVD bem enquadrado em biografia, actuações ao vivo e entrevistas.

Por outro lado, tenho que dar os parabéns pela iniciativa, e perdoem-me o espírito crítico ou exigente que coloco nestas palavras.

Queremos mais!

Nocturno

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 03, 2007

VI Grande Prémio TV da Canção

Em 1969 o Duo Ouro Negro participa pela segunda vez no Grande Prémio TV da Canção. Este ano coincidiu com a grande digressão pela América Latina onde gravaram com Jorge Leone o LP “Latino”.

Relembro que tinham participado pela primeira vez em 1967 com duas canções, tendo obtido um 2ª lugar.

Neste festival participaram nomes como Fernando Tordo, Artur Garcia, Simone de Oliveira e Madalena Iglésias. A música escolhida para participar neste festival foi Tenho Amor Para Amar, com letra de João Maria Tudela e música de Fernando Alvim.

Obtiveram 49 pontos que lhes deu o segundo lugar na votação final, tendo ganho a célebre música Desfolha com Simone de Oliveira.

É obrigatório escutar este tema que Raul e Milo levaram ao VI Grande Prémio TV da Canção com orquestra do grande Joaquim Luís Gomes.

Tenho Amor Para Amar

Etiquetas: , , , ,