domingo, julho 29, 2007

Música da Semana

domingo, julho 22, 2007

Aos Nossos Amigos

Após a dissolução da Orfeu, a VC teve uma boa oportunidade de recuperar um contrato com o Duo Ouro Negro, tinham passado quase 8 anos desde o último registo para esta editora.

Assim em 1984 gravam o LP Aos Nossos Amigos, com produção de Milo Mac-Mahon e um reportório variado, incluindo temas bem conhecidos do público português bem como um medley de Folclore Angolano (que estão a escutar).

Tal como o título do álbum indica, foi um tributo àqueles que ao longo de mais de 25 anos, escutaram entusiasticamente os grandes sucessos deste dueto incrível, canta-se em português, francês, inglês e kimbundo.

Nele estão incluídas novas versões de Ce Palmier e do Quando Cheguei ao Brasil, com arranjos magníficos de Mike Sergeant, e ainda dois temas cantados unicamente pelo Milo, que não deixam transparecer o avançado estado de debilidade que padecia (Pois é... e Último Amigo).

O disco saiu no final de 1984, num momento angustiante para os amigos do Duo Ouro Negro, Milo piorara bastante e o que mais se temia acabou por acontecer poucos meses depois.

Não foi possível realizar uma tournée de apresentação, daí ser um disco pouco conhecido do público, no entanto, é de referir a importância que tem pelo reportório estilizado que apresenta.

Tweza

Etiquetas: , ,

domingo, julho 15, 2007

Pata Pata

Na década de 60, a interpretação de música pop internacional, era um hábito dos cantores portugueses. Grandes sucessos lá fora, seriam também grandes sucessos cá dentro!

Em parte corresponde a uma grande verdade, não foram poucos os cantores a optarem por esta forma de massificar vendas de discos, o Duo Ouro Negro seguindo a onda, de forma momentânea colocaram o reportório folclórico um pouco à margem recriando temas fabulosos que se ouviam lá fora. O melhor exemplo que posso dar é o caso do Agora Vou Ser Feliz, original dos Beatles “I Want To Hold Your Hand” grande sucesso de 1964.

Amiga pessoal de Raul e Milo, Miriam Makeba, Sul-Africana de nascimento obteve um sucesso estrondoso com Pata Pata no fim da década de 60. Não ficando alheio a isso, o Duo gravou esse mesmo tema em Portugal, com arranjos e Orquestra do saudoso Jorge Machado.

A meu ver não fica a dever nada à versão original!

Pata Pata

Etiquetas: , ,

domingo, julho 08, 2007

Música da Semana

Mulowa (1967)

Etiquetas: , ,