terça-feira, fevereiro 20, 2007

Saudade de Milo

Milo Mac Mahon falecera prematuramente aos 45 anos, na quarta-feira de cinzas de 1985, deixando mais de 25 anos de carreira e muitas, mesmo muitas histórias para contar.

Nasceu em Benguela, mas foi em Sá da Bandeira (Lubango) que iniciou a sua carreira aos 17 anos, tocando o seu violão. Entretanto foi trabalhar como regente agrícola para o Norte de Angola, e na antiga Vila Carmona (Uíge), encontrou um amigo de infância de Benguela, chamado Raúl.

Raúl Aires Peres era tesoureiro de uma firma de Luanda, e deslocava-se frequentemente a Malange, o gosto pela música era idêntico ao de Milo, e assim numa festa acidentalmente acabaram por tocar juntos, e o espanto dos presentes surpreendeu de tal forma os dois músicos que nasceu assim este grupo. Foi o início de uma carreira fulgurante, no Uíge para o Rádio Clube do Congo Português, onde foram baptizados de Ouro Negro, do Uíge para o Cinema Restauração em Luanda (1957), de Luanda para Lisboa (1959), de Lisboa para o Mundo (1960). E garanto-vos que não é exagero, percorreram todos os países do Mundo, à excepção de 3 países da América Central. O resto já todos conhecem, tiveram dezenas de sucessos, e tornaram-se verdadeiras vedetas internacionais. Como tal, fechavam quase sempre todos os espectáculos, e normalmente o cansaço já se tinha apoderado dos cantores. Era aí que o Milo soltava a sua piada “Vamos matar o porco?” E lá iam eles fechar mais um espectáculo, tanto aqui como no Brasil, ou no Japão. Não era por acaso que Raúl o descrevia muitas vezes como um autentico “bonacheirão”, um “tipo porreiro”, e “muito bem disposto”.

O último trabalho discográfico de Milo foi o LP “Aos Nossos Amigos” que ficou pronto no final de 84, infelizmente um edema, não permitiu que Milo fizesse a sua derradeira digressão, vindo a falecer no dia 20 de Fevereiro de 1985. Faz hoje 22 anos.

Kalunga Milo!

Último Amigo - Duo Ouro Negro

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Recordar Milo Mac Mahon

Fevereiro é o mês dedicado ao grande Milo, completando este ano 22 anos do seu desaparecimento físico. No próximo dia 20, irei fazer um breve resumo com alguns momentos marcantes da carreira deste Sulano. Até lá...

Etiquetas: