sábado, setembro 30, 2006

Blackground 1971

Djimba
Antes mesmo da grande jornada empreendida pelo Duo Ouro Negro nos Estados Unidos da América, nasceu a vontade de criar um projecto dedicado às raízes do Homem Africano. Assim em 1971 nasceu o projecto mais ambicioso de sempre, o Blackground! Esse albúm incluía temas africanos com várias influências musicais, fruto da aculturação que o próprio Homem Negro fez nos países para onde foi levado. Nesse mesmo ano, estreavam em Vilar de Mouros, ao lado de artistas como Elton Jonh, Amália Rodrigues, Quarteto 1111, entre outros, o espectáculo com o mesmo nome do disco. Mas Portugal não estava preparado para tal, viviam-se tempos de censura, e não foi visto com bons olhos que as grandes vedetas do cançonetismo dessem um exemplo de conciencialização para o orgulho do Homem Negro. A partir daqui o Duo passou a ser alvo de forte censura nos seus espectáculos, mas felizmente ficou para a posterioridade aquilo que se julgava impensável, esta foto de Lobo Pimentel Jr.
Powered by Castpost

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, setembro 19, 2006

De Novo Com o Duo...

uro Negro
1964 marca o regresso do Ouro Negro à formação de Duo, tendo gravado 2 discos com o célebre conjunto de rock Conjunto Mistério. É um dos EP's mais marcantes da história da música portuguesa, inclui o tema Agora Vou Ser Feliz, que é a versão portuguesa do I want to hold your hand dos Beatles. Extraí este tema Beija-me da autoria do Emílio Vitória Pereira, e que é simultaneamente um bom exemplo da busca de diversidade musical destes dois músicos.
Powered by Castpost

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, setembro 13, 2006

Trio Ouro Negro


Para muitos de vós o nome Trio Ouro Negro não é completamente desconhecida. Seria provável que para primeiros posts eu escrevesse sobre o Duo e não o Trio, mas julgo que é pertinente deixar algumas considerações. Como sabemos, Raúl e Milo vieram para Portugal em 1959, depois de terem assinado um contrato com um empresário português (Ribeiro Belga) que viu a sua brilhante actuação em Luanda. No entanto pouco se sabe acerca da formação original do grupo. Há quem defenda que foi um quinteto, um trio, mas o que sempre foi verdade é que, estes dois músicos foram os fundadores indiscutíveis do Ouro Negro. Amigos de infância, Raúl e Milo reencontram-se no Norte de Angola numa estação de caminho de ferro algures entre Malange e Carmona (actual Uíge), e assim numa festa, casualmente pegaram nos seus violões e tocando umas músicas, deixaram o público espantado com a sua habilidade. É provável que se tenham entretanto junto outros membros, ou "acompanhantes", mas a formação inicial é a do Duo. José Alves Monteiro, mais conhecido por Gin, foi então um dos que terá integrado o conjunto em 1961, quando Milo e Raúl foram a Angola actuar, após o mega sucesso em Portugal. Estes gravaram 5 Extended Play (EP), com 4 músicas cada um. Entre elas a célebre Mãe Preta de Piratini e Caco Velho do Brasil, Garota, e sobretudo muito folclore de Angola, tal como Ana Ngola Dilenué, Rebita, Cidrálea, Palamiê... Algumas destas são composições ou arranjos dos Ngola Ritmos do grande (Liceu) Vieira Dias. Entretanto o 3º elemento deixou o Trio... A versão que ouvi toda a minha infância, contada pelo meu falecido "Tio" Jorge (que vivia em Portugal naquela época, e que os viu actuar várias vezes), foi de que esse mesmo elemento teria sido ludibriado pelo Duo conduzindo à saída do mesmo. Apesar disso, também ouvi dizer por fonte próxima que este elemento teria sido "levado" pela PIDE, por alegadas ligações aos movimentos de libertação de então. Se foi, o que é certo é que em tantos anos, nunca ouvi o Raúl falar sobre José Alves Monteiro, nem sei se este ainda será vivo, mas a técnica imortalizou a voz destes 3 magníficos, como se pode ouvir nesta fabulosa versão de Palamiê de 1961 com arranjos de Emílio Vitória Pereira, para todos conhecido por Milo, (ou arranjos do próprio Vieira Dias).
Powered by Castpost

Etiquetas: , , , ,

Recapitulando

A história destes dois grandes músicos não é fácil de relembrar, sobretudo porque tudo começou há quase 50 anos no célebre Cinema Restauração em Luanda, mais precisamente a 7 de Junho de 57. Mas no entanto peço a vossa colaboração para me corrigirem, sempre que os meus conhecimentos falharem, para que nunca se desvaneça nos nossos vindouros aquilo que foi (e sempre será) o verdadeiro Ouro Negro. O meu muito obrigado.

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 08, 2006

Recordar Duo Ouro Negro

Há muito tempo que quero criar um espaço dedicado a este grande Duo da música mundial. Nos próximos tempos irei construir este espaço juntamente com todos aqueles que são fãs, apreciadores, familiares ou amigos destes que foram os maiores embaixadores da África Latina. Para já sejam bem vindos, aguardo com entusiasmo as vossas sugestões.

Etiquetas: